O PROJETO
O projeto de classificação sintático-semântica dos verbos do português brasileiro teve início em 1995, com a conclusão do meu doutorado na UNICAMP, sob orientação do professor Carlos Franchi (in memoriam), a quem registro minha profunda admiração e agradecimento. Naquele momento, a proposta ainda não assumia a forma de um banco de dados, mas já se configurava como uma ideia germinal.
Inspirada na obra de Levin (1993), que classificou verbos do inglês com base em propriedades sintáticas correlacionadas a sentidos, iniciei a análise dos verbos psicológicos do português brasileiro, observando suas propriedades sintáticas e semânticas. A metodologia consistiu na análise detalhada de verbos listados no Dicionário Gramatical de Verbos do Português Contemporâneo (Borba et al.), a partir do qual selecionei cerca de 300 verbos e construí aproximadamente 4.000 sentenças, com o objetivo de descrever seu comportamento gramatical e propor uma classificação linguística.
Desde minha entrada na Faculdade de Letras da UFMG, também em 1995, venho expandindo essa linha de pesquisa para outras classes verbais, vinculadas a diferentes domínios semânticos. Ao longo dessas três décadas, mantive o mesmo método analítico sugerido por Franchi, hoje associado a ferramentas computacionais que ampliam seu alcance. Esse trabalho resultou na análise e organização de mais de 2.000 verbos, reunidos neste banco de dados, fruto de publicações, disciplinas ministradas, orientações e dedicação constante (ver "Fonte das análises").
A concepção do banco de dados surgiu em torno de 2015, culminando na primeira versão do VerboWeb, lançada em 2017, com 1.619 verbos. Essa versão contou com a participação de Luana Amaral (UFMG) e Letícia Meirelles (UFMG), além de orientandos e estudantes de graduação. A segunda versão promoveu ajustes nas categorias, mas enfrentou limitações estruturais.
Em 2025, foi lançada a versão VerboWeb 3.0, com nova arquitetura, nova classificação e a incorporação de exemplos de uso coletados majoritariamente da web (em desenvolvimento). A nova versão conta com mais de 2.020 verbos e uma interface aprimorada. Sua construção envolveu novamente a participação de estudantes de graduação, especialmente na inclusão de exemplos.
O VerboWeb é uma ferramenta gratuita, voltada a fins acadêmicos, com potencial significativo para o ensino de gramática do português — tanto no ensino fundamental quanto no ensino de português como língua adicional. Com adaptações técnicas, também pode ser aplicado em contextos de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Trata-se de um projeto contínuo, aberto à incorporação de novos verbos, sentidos e expressões verbais.
EQUIPE DE COLABORADORES
Colaboradores atuais:
Izabel Cândido - Graduação FALE/UFMG - (2024-atual)
Sofia Sauer - Graduação FALE/UFMG - (2024-atual)
Colaboradores anteriores:
Luana Lopes Amaral - UFMG - (2017 - 2023) (Docente)
Letícia Meirelles - POSLIN/UFMG - (2017 - 2022) (Pós-doutoranda)
Pablo Nunes Ribeiro (UFSM) (2019 - 2020) (Pós-doutorando)
Laura Mello - FALE/UFMG - (2024-2025) (Graduação)
Rafael Morhy - FALE/UFMG - (2024-2025) (Graduação)
Luisa Ottoni - FALE/UFMG - (2024) (Graduação)
Amanda Noronha - POSLIN/UFMG (2019-2022) (Pós-graduação)
Sofia Assis - FALE/UFMG - (2022) (Graduação)
Thais Bechir – POSLIN/UFMG - (2019- 2021) (Pós-graduação)
Júlia Duarte - FALE/UFMG - (2021) (Graduação)
Débora Souza (FALE/UFMG - (2019-2020) (Graduação)
Kelly Oliveira - POSLIN/UFMG - (2019) (Pós-graduação)
Sugestões e críticas são muito bem vindas!
Entre em contato: mcancado@ufmg.br
Apoio financeiro: